segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cuidados nos petshops

Olá gente... ando bem em falta com vocês, mas graças a Deus estou com bastante trabalho e aqui o meu banho e tosa está indo muito bem. Aliás, vocês sabem porque resolvi fazer o curso de auxiliar em veterinária e abrir meu próprio pet?
Eu tenho 4 cães, 3 de grande porte que ficam no pátio e 1 poodle champagne que é minha melhor amiga. (vocês vão ouvir muuuuito falar dela por aqui de agora em diante nessa nova forma do blog que quero seguir) Bom, o nome dela é Malu e agora ela está com 8 anos. Mas quando ela estava com 6 anos, levei ela em um pet novo que abriu na minha cidade para dar banho e tosar. Deixei ela lá como de costume no outro pet que eu levava antes e avisaram que eu podia buscar a Malu dentro de 3 horas.
Quando voltei, antes de me entregar ela, a menina que me atendeu, disse que ela estava com muitas pulgas e que passaram um produto para matar as pulgas antes do banho(ainda paguei a diferença pelo antipulgas).
Me entregaram ela e a festa que ela fez era tanta que nem reparei no problema dela. Quando cheguei em casa fui ver como ela tinha ficado e reparei que o olhinho dela estava meio estranho,vermelhinho e lacrimejando. Liguei pro pet e disseram que não era nada e deixei assim...
Dois dias depois o olho direito dela estava esbranquiçado, mas não totalmente branco, mas notei que ela começou a tropicar nas coisas... Dai levei ela num vet de confiança e qual foi a minha surpresa quando, depois de exames, o veterinário disse que ela estava realmente ficando cega daquele olho, devido a algum produto químico que deve ter escorrido  para o olho. Foi a gota d'água pra mim. Fiz o curso e a Malu virou minha cliente numero 1. Amo demais ela pra querer que ela seja maltratada por pessoas sem coração.
E agora, estão falando tanto sobre esse assunto na internet, na televisão, em sites que resolvi falar também.
Claro que ninguém quer ter um animal mal tratado em lugar nenhum e num pet você sempre deixa seu animal  pensando que ele vai ser super bem cuidado. Mas como saber onde você pode confiar?? Como saber se eles vão mesmo tratá-lo bem??
Eis uma pergunta difícil de responder, pois afinal tudo acontece depois que você já saiu.
Mas ai vão dicas para você:
- Lembre-se que seu animal é um animal indefeso e ele te tem como da família dele, então nada mais justo do que não querer economizar com ele. Isso mesmo, DESCONFIE SE O VALOR ESTÁ MUITO MAIS ABAIXO DOS OUTROS PETS DA SUA CIDADE. Um valor menor quer dizer menos qualidade nos produtos, pois produtos baratinhos de banho e de tosa não são bons. As melhores marcas para shampoo e condicionador são carinhas mesmo. Mas eu por exemplo no meu banho e tosa não dispenso a qualidade deles.
- Quando mandar seu cão para o banho sempre cuide como que ele volta pra casa. As vezes um comportamento eufórico não é saudade de você, pode ser sinal que ele estava louco para sair logo daquele lugar. Comportamentos muito diferentes do normal também podem ser cuidados.. Um cão que chega em casa tristinho demais, muito sonolento pode ser sinal de agressão também. Falando em agressão, note se ele sente dores ao tocá-lo, se geme ou foge do carinho naquela região, pode estar dolorido. ;)
- Cães que fazem xixi quando o funcionário do pet pega ele no colo ou fica choroso demais quando chega no pet (tudo fora do normal, em exagero) também podem não gostar do lugar.
-Cuide onde fica seu cão quando está esperando você chegar..se em lugares apertados demais, sujos ou com guias muito apertadas. (aqui sempre deixo eles soltos pra esperar o dono mesmo.. tem alguns que sobem até no sofá e esperam lá)
- Hematomas é uma das principais consequências que podem ser notadas, sempre repare se ele tem hematomas recentes depois do banho ou cortes e machucados.
Um cão que é bem tratado, tem vontade de ficar no lugar, dá sinais de que gosta do funcionário ou dono, tem carinho com as pessoas do pet, ( no meu caso tenho cães que fogem pra cá pro pet sempre que podem ou que o portão tá aberto, sinal de que gostam daqui ^^).  Não morde o funcionário que for pegar ele do colo do dono (na frente do dono). Mas isso são dicas pra você cuidar depois que já leva o cão a mais tempo no mesmo lugar.
Agora se é a primeira vez, o bom é você pedir sim pra entrar, se pode conhecer o pet, se pode ver como que é o lugar onde eles ficam, o lugar dos banhos e das tosas. Normalmente um pet bom, vai deixar você conhecer o lugar sem problema algum. ;)
Fique de olho nessas dicas e denuncie mal tratos sempre!

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Meu cachorro é meu melhor amigo, então eu sempre quero que ele seja feliz. Toda sexta-feira eu compro um brinquedos para cachorro novo. A felicidade do meu cão também é a minha felicidade.